sábado, 9 de junho de 2012

ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

Após ter ingressado com uma ação cível, seja no Juizado Especial Cível ou em qualquer outro, na Comarca de São Paulo, desde que não haja segredo de justiça (como é o caso das ações que tramitam nas Varas da Família) é possível às partes acompanhar o andamento do processo, acessando o seguinte endereço:

http://esaj.tjsp.jus.br/cpo/pg/open.do

SELECIONAR:
- IPIRANGA
- NOME DA PARTE OU NÚMERO DO PROCESSO

1. Após a protocolização da petição, o processo receberá um número e poderá ser acompanhado tanto pela Internet como diretamente no balcão do cartório. Tanto a parte como terceiro, sem procuração, poderá acompanhar processos sempre - a menos que haja segredo de justiça -, podendo acessar, inclusive, diretamente os autos do processo, no balcão do cartório. 
Se houver segredo de justiça, apenas as partes e seus advogados poderão ter contato com os autos, no cartório onde tramita a ação.
2. Nos Juizados Especiais Cíveis - os Juizados de Pequenas Causas -, a falta de comparecimento pessoal à qualquer das audiências ensejará a extinção do processo e a penalização do autor da ação, com sua condenação ao pagamento das custas processuais.



Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

Conheça mais. Faça uma visita blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567
Pergunte, comente, questione, critique.
Terei muito prazer em recebê-lo.
Postar um comentário